Tempero da Vida

Nutricionistas
Rosane Vidinhas
7 de março de 2017

O que faz uma NUTRICIONISTA?

Um ou uma NUTRICIONISTA?  Profissão com número elevado de mulheres atuantes. Já me perguntei várias vezes por que? Seria pela ideia de cozinha? Não…pois Chefs de cozinha são na maioria homens. Acredito estar ligada a tamanha preocupação com uma refeição mais saudável, papel das mulheres ainda em décadas passadas quando preparavam a comidinha fresca para ir à mesa atender sua família com todo carinho…algo de subconsciente?

Hoje, a força de trabalho da Nutricionista é fundamental para assegurar boa alimentação à população.

NUTRICIONISTA EM CONSULTÓRIO – Dieta para emagrecer, dieta para quem está com colesterol alto, controle do diabetes, pessoas com transtornos alimentares, “meu filho não come” etc.

ACREDITE! A ajuda deste profissional olhando de forma única para o paciente será fundamental para melhorar a qualidade de vida de quem o procura.

 = A CONSULTA E A DIETA É PARA VOCÊ! =

O médico poderá requisitar exames específicos e medicar. A NUTRICIONISTA,  irá valorizar todas as características, os valores pessoais do paciente e usará conhecimento técnico para elaborar uma DIETA e orientação somente sua!

 

NUTRICIONISTA EM RESTAURANTES E EMPRESAS –Já imaginou a responsabilidade em acompanhar o preparo muitas vezes de centenas de refeições? O trabalho da Nutrição começa na observação da compra, de fornecedores, no cuidado com cardápios dependendo do grupo a alcançar, na manutenção da qualidade dos alimentos (refrigeração, armazenamento), manter o ambiente higienizado e longe de vetores como formigas e baratas, livre de ratos. Olhar de forma crítica o ambiente em que a alimentação é servida, desde o cuidado com a temperatura dos alimentos no balcão, onde as pessoas se servem, até as instalações que devem estar íntegras e limpas. Observar uniformes de manipuladores de alimentos (aqueles que preparam as refeições), daqueles que servem os pratos como os garçons, etc.

 

= CHAME A NUTRICIONISTA DO RESTAURANTE. TIRE SUAS DÚVIDAS =

Um restaurante comercial só é obrigado a ter Nutricionista se for inscrito no PAT, Programa de Alimentação do Trabalhador, Ministério do Trabalho (http://trabalho.gov.br/pat) ou quando fornece alimentação para outras empresas. E precisa estar inscrito no CRN (Conselho Regional de Nutrição).

Lembre-se:  estabelecimento comercial comprometido com a qualidade da alimentação, para que seja saudável e segura, contrata NUTRICIONISTA!

 

NUTRICIONISTAS EM CRECHES E ESCOLAS – Trabalho muitas vezes bem difícil! Crianças que vem com maus hábitos alimentares de casa. Quantas não aceitam verduras, legumes e frutas.

Imagina a nutricionista elaborar um cardápio equilibrado e a maioria das crianças não comerem e ter que jogar muita coisa fora! Não há administração escolar que aceite. Portanto, é um trabalho desafiador. O jeito é ter paciência, trazer os pais e acompanhantes das crianças para palestras na escola. Elaborar atividades em que as crianças entrem em contato direto com os alimentos como aulas de culinárias, simulação de feirinhas…

Pois se você contratou para cuidar do seu filho um estabelecimento de ensino que no pacote diz ter essa profissional…exija sua presença! Caso constate que não tenha e a escola vender o serviço através de folders, outdoors, etc. e a alimentação não for acompanhada pelo profissional de Nutrição…denuncie!

DENUNCIE o estabelecimento que diz ter nutricionista e não tem… apesar da não obrigatoriedade! (Não é obrigatório por Lei). Ligue para o Conselho Regional de Nutrição de seu estado e/ou para um órgão de Defesa do Consumidor.

 

NUTRICIONISTAS ESPORTIVAS – São especialistas em atividades de academias, suplementação nutricional, na elaboração de dietas para atletas de alta performance.

Outras atividades importantes da Nutricionista:

Nos hospitais, hotéis, indústrias de alimentos, na orientação de embalagens de alimentos, serviços de buffets, em bancos de leite humanos, em Spas, como Personal Diet indo aos domicílios, como professores em Universidades, no Marketing e Publicidade de alimentos, em clínicas para idosos, na Fitoterapia, nas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e Forças Auxiliares (Bombeiro, PM), em Hortifrutis, em estabelecimentos públicos como Postos de Saúde, desenvolvendo pesquisas acadêmicas em universidades e laboratórios, criando Manual de Boas Práticas de Produção e de Prestação de Serviços na Área de Alimentos, pode prestar serviço de assessoria e auditoria em empresas, na elaboração de cardápios para restaurantes, etc.

VALORIZE O NUTRICIONISTA! É o profissional que pode colaborar e muito para que você e sua família busquem mais saúde e qualidade de vida!

 

 

EU NUTRICIONISTA:

Minha paixão é na área de atendimento individual (consultório) para crianças e adolescentes. Jovens que apresentam dificuldades para aceitar uma alimentação saudável e diversificada. Auxiliando no controle da obesidade, na bulimia e outros transtornos alimentares, trabalhando por vezes, com equipe multidisciplinar.

Como blogueira, com a marca Tempero da Vida, a ideia é valorizar o profissional da Nutrição.  Apresentar o ALIMENTO, sob todas as suas formas e simbologias, seja como nutriente, como arte, cultura, seus aspectos sociais, etc.

 

 

Você pode ver todos os detalhes da atuação do Nutricionista em: http://www.cfn.org.br/novosite/pdf/res/2005/res380.pdf

http://www.cfn.org.br/novosite/arquivos/Resol-CFN-465-atribuicao-nutricionista-PAE.pdf

 

Informações com o Conselho Regional de seu estado.

No Rio de Janeiro: CRN4 –  http://www.crn4.org.br

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.