Tempero da Vida

Restaurantes
Rosane Vidinhas
27 de março de 2017

ETTORE

Com quase 40 anos, conheço o Restaurante Ettore (se pronuncia Éttore) quase em todo seu tempo de existência.

O Ettore Cucina Italiana tem uma história recheada de emoções, pois tudo começou com o bisavô de Ettore quando chega da Itália em 1903 e abre uma Confeitaria em São Paulo.

Décadas depois, é inaugurada pelo seu avô a Cantina Castelões, uma das primeiras com forno à lenha da cidade. A geração seguinte, representada por seu pai, Emilio Siniscalchi, deixa São Paulo para se dedicar a uma das primeiras cantinas italianas do Rio de Janeiro, a Sorrento, no Leme. Em seguida, além de desbravar a então capital, Emílio foi pioneiro na Barra da Tijuca, para onde levou uma tradicional e legítima cantina italiana, a Tarantella, um grande sucesso nos anos 1970. Em 1981, o filho de Emílio – Ettore Siniscalchi – dá continuidade a esta saga culinária com uma pequena loja de massas prontas, também na Barra. Surgia então o Pastifício Ettore, onde até hoje funciona, no Condado de Cascais. Transformou-se em uma pequena cantina, que se ampliou em um restaurante. Em meados dos anos 1990, o Ristorante tornou-se o Ettore Cucina Italiana. www.ettore.com.br

Quem conhece há tanto tempo o Ettore sabe quantas obras já ocorreram ao seu redor (com a chegada do Metrô então…) mas ele continua firme e forte no mesmo local.  Você entra no restaurante e vivencia o ambiente rústico e romântico de uma autêntica cantina italiana.

E se tem algo que sempre me chamou a atenção é a toalha papel colocada sob o prato. A mesma de todas essas décadas. Escolhida com maestria.

A figura retrata a obra de PIETER BRUEGEL. O pintor nasceu no séc. XVI em Breda, no Ducado de Brabant, Países Baixos, hoje uma Província da Bélgica.

CEIA DE UM CASAMENTO ou Casamento de Camponeses, foi realizado entre 1566/8, é um Óleo sobre madeira, tem 114,3×162,6 cm e está exposto no Kunsthistorisches Museum, em Viena.

Bruegel aborda a refeição e a relação das personagens com a comida na boda que acontece em uma quinta, a parede por trás dos convivas é feita de medas (montão de molhos de trigo, palha, centeio, etc. sobrepostos de modo que formem aproximadamente um cone; dicionário informal.com.br) de palhas ou cereais, umas sobre as outras. Dois molhos e um ancinho evocam o trabalho da ceifa do feno.

Ao centro, no fundo da pintura, a noiva, sem touca, acessório usado apenas pelas mulheres casadas, está sentada sob a coroa nupcial, mas não parece muito feliz, assim como os demais personagens que compõem a obra. O noivo, por sua vez, não está claramente definido.

Os pratos são servidos em cima de uma porta, arrancada dos gonzos (designação de dobradiça; peça ou artefato feito em metal e sobre o qual o batente, porta ou janela, pode ser girado; dicionário informal).

O pão, as papas e a sopa constituíam os principais alimentos da época.

Referência:

O riso medieval na obra de Pieter Bruegel; Galvani Magero, Maria Aparecida e Arendt, João Cláudio

http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/metis/article/viewFile/4482/2557

 

ETTORE BARRA DA TIJUCA:

  1. Conforme informação da gerência, a Nutricionista dá apoio ao estabelecimento de 3 em 3 meses.
  2. Comida boa. Um ponto alto é o excelente serviço da casa prestado pelos garçons.
  3. Higiene do ambiente e funcionários OK.
  4. Cardápio
    Apesar de ser casa de massas, o cardápio é muito bem elaborado. Quem quiser pode fugir das massas e optar por peixe, frango, etc.Sinalizam com ponto verde os pratos que não levam carne, frango ou peixe.

    Opções de saladas

    É possível escolher massas não tão calóricas: massas sem carnes, com molho de tomate, pois as que levam molho à base de queijos e creme de leite são mais pesadas.

    Cogumelos frescos fatiados, alho, vinho branco e pimenta vermelha.

    Travesseiros de massa branca com recheio de mussarela de búfala defumada, funghi secos e passas marinadas em grappa, no molho pomodoro.

  5. Para as crianças : Escalopes de carne, frango ou peixe com acompanhamentos de arroz, feijão e fritas ou massa com ovos legumes.
  6. Visitação à cozinha: a cozinha fica no segundo andar, não é visível ao público. Querendo visitar é preciso solicitar ao gerente.
  7. Acessibilidade com rampa do lado de fora do restaurante. O entorno sofreu mudanças de mão para os carros. A rampa construída na rua facilita a pessoa com dificuldades de locomoção, saltar do carro. O restaurante não tem escadas.
  8. Não possui cardápio em Braille.
  9. Verifiquei no site não há menção a Projetos Sociais, nem Sustentabilidade.
  10. As massas são artesanais com as mesmas receitas desde sua inauguração. Ao lado do restaurante tem a loja onde você pode comprar as torradinhas, massas e molhos.
  11. Oferecem um babador descartável típico italiano, interessantes para idosos e crianças.
  12. Anexo ao restaurante, tem a lojinha que vende as massas frescas, os molhos, os mesmos apresentados no cardápio.

 

www.ettore.com.br

ETTORE BARRA

Av. Armando Lombardi, 800 Lojas C/D/E

Condado de Cascais

Barra da Tijuca – RJ

Restaurante: (21) 2495-3316

Lojinha: (21) 2493-5611 / 2493-8939

 

ETTORE CIDADE JARDIM

Av. Vice Presidente José Alencar 1350 – Loja F

Cidade Jardim – Barra da Tijuca – RJ

(21) 2431-4756 / 2431-2395 / 99813-7190

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.