Tempero da Vida

ARTE / FOTOGRAFIA
Rosane Vidinhas
2 de abril de 2017

A porcelana de Maria Augusta Rebouças

O Domingo começou com chuva fina, depois o sol apareceu tímido. O beija flor aqui na minha varanda vindo deliciar seu néctar no bebedouro em flor pendurado na janela. O som vinha de um CD antigo do Quarteto em CY & MPB4.

Músicas que marcaram época: Amigo é Pra Essas Coisas, Chega de Saudade, Anos Dourados, Roda Viva, Pelo Telefone…escrevo e sonho com a porcelana pintada a mão de Maria Augusta Rebouças.

Mineira, a artista plástica começou a pintar em 1987, e não parou mais. Moradora do Rio, demonstra seu amor à cidade numa série inspirada no Rio.

E se o Tempero da Vida é sobre comida, tem que ter prato, talheres, copos e xícaras bonitas. Uma mesa bem colocada, é tudo!

Muito bom ter encontrado o talento de Maria Augusta, mas faltou mesmo estarmos tomando um bom cafezinho quente e gostoso, quem sabe com pão de queijo como os mineiros e também cariocas gostam .

O grande diferencial de Maria Augusta é transitar por estilos tão diferentes: Imari, divertidos  heróis, fauna e flora brasileira, reproduz clássicos como a porcelana Chinesa, da Companhia das Índias, pode fazer para você o seu jogo de jantar personalizado, o elaborado grafismo, histórias como Alice no País das Maravilhas, inspira-se na Flora Danica, pinta com carinho o Rio de Janeiro, Art Deco, flores, homenageia Picasso, etc. Penso que deve depender de como está sua inspiração naquele dia, para os pincéis rolarem ou quem sabe, desenhando uma nova encomenda. É incrível mesmo! Difícil foi selecionar para apresentar aqui.

Os pratos tanto podem compor um Jogo para almoço, jantar ; sobre um apoiador de acrílico enfeitar uma estante ou ser pendurado numa parede como quadro.

SÉRIES:

CHITA

ORQUÍDEAS

ESTRELAS

Imagina ter uma coleção desses pratos para compor a mesa de uma festa.

FAUNA E FLORA BRASILEIRA

Ficam lindos decorando varanda

IZNIK

Cidade na Turquia que transformou se um centro principal com a criação de uma cerâmica local faience que faz a indústria durante o período otomano no século XVI.

FLORA DANICA

A Flora Danica é um atlas diversificado de botânica produto da época do Iluminismo, que é composto por quadros folheados de todas as plantas silvestres nativas da Dinamarca até 1874.

IMARI

“Imari” era simplesmente o porto do trans-shipment para mercadorias de Arita. Foram os fornos de Arita que formaram o coração da indústria da porcelana japonesa .

CIA DAS ÍNDIAS

 

FLORILÉGIUM

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

SUPER HUMANOS

Um pratinho desses, dá para animar as crianças a comerem.

NOITES E DIAS

GRAFISMO

Essa coleção é bem grande e com muitas variáveis

RIO DE JANEIRO

Uma composição bacana para quem mora perto da praia.

BICO DE PENA

VÁRIOS

Imagina dar um desses pratos de presente para uma amiga? Você vai surpreender.

 

 

 

TIGELAS

Imagina um arroz branquinho numa dessas tigelas

QUILT

PERSONALIZE SEU JOGO DE JANTAR

Ideia para decoração dos pratos:

Você pode saber tudo da artista e de seus trabalhos em: http://www.porcelana21.com

Maria Augusta Rebouças

 

 

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.