Tempero da Vida

NUTRIÇÃO
Rosane Vidinhas
6 de abril de 2017

O que é COMIDA DE VERDADE?

Alguém na cozinha se movimenta. Da sala dá para escutar a colher batendo na beirada da panela. Cheiro de refogado no ar. Alguém prepara uma comidinha gostosa, que vai estar fresquinha e quentinha.

COMIDA-DE-VERDADEArroz, alface, filet de frango, batata e cenoura cozida salpicadas de pimenta do reino. Um azeite especial para regar.

Comida de verdade é aquela preparada com alimentos frescos, de preferência comprados na feira. Nada de congelados prontos, batatas pré-cozidas e cheias de sal para fritar. Se dispensa carnes gordas no feijão, ele pode ser bem temperado de forma natural com alho, cebola, salsa, cebolinha, folha de louro…tem gente que faz feijão de um jeito que parece manter um grande segredo. E é simples assim…

Comida de verdade lembra vó, mãe, e se é tia, pai, empregada doméstica, dá no mesmo quando cozinhar é um ato de amor.

Comida de verdade tem que tocar a alma. Ser registrada na memória.

Não precisa ser um prato bonitão, tem que estar gostoso.

Arroz, feijão,couve com alho,bife,pimentão vermelho e purê de inhame.

A combinação do prato deve ser colorida. Assim, fica equilibrado de nutrientes entre vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas. Melhor gordura é a do azeite.

Arroz+ feijão+ verduras +legumes +proteína (carne, frango, ovo, peixe).

A quantidade do que se coloca no prato depende das necessidades de cada um: relação peso e altura da pessoa, idade e atividade física.

Variar sempre as escolhas de legumes e verduras. A natureza oferece muitas opções.

Arroz, purê de batata doce, legumes variados cozidos no azeite e temperos,peixe grelhado com tomate e cebola.Arroz, purê de batata doce, legumes variados cozidos no azeite e temperos,peixe grelhado com tomate e cebola.

Quer coisa melhor que uma mesa com uma toalha colorida, ou de xadrez, toda arrumadinha com copos, talheres, e pratos bem posicionados em que as pessoas sentam para dividirem aquela refeição? Trocam uma boa conversa e comem devagar saboreando?

Macarronada com molho de tomate, carne assada com pimentões, tomate e cebola.

A facilidade dos alimentos industrializados não pode ser maior do que tudo isso representa. Pense nisso.

No GUIA ALIMENTAR BRASILEIRO você vai encontrar sobre o assunto da página 53 até 63. Tem exemplos de vários pratos. Acesse clicando aqui!

LEIA TAMBÉM: 

Gnocchi de Ricota e sem glúten com a Chef Ana Paula Legey

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.