Tempero da Vida

ORGÂNICOS,AGROECOLOGIA, PANCs
Rosane Vidinhas
5 de maio de 2017

FEIRA DA ROÇA DE VARGEM GRANDE

Alimento para a alma

Essa é uma Feira com uma proposta diferente.Ela tem sim muitos produtos orgânicos, mas nem todos. Portanto, podemos dizer que está caminhando para isso, em transição agroecológica

A fundação da Feira da Roça, é uma demanda antiga do bairro, que pretendia ter uma feira com as características culturais de Vargem Grande. Em 2011/2012 foi feito o pedido formal da feira. Agora em março de 2017, completou  um ano de vida, e com muita festa!

Conforme propósito desse espaço, ali é lugar para artesanato, música, comida de rua, cultura e muita dança. Desse jeito, comemoraram o aniversário com apresentação do grupo Roda de Coco dos Brincantes do Zanzar. Estava presente na Feira o Sr. Jorge Cardia Valois, diretor da Associação dos Agricultores Orgânicos de Vargem Grande. O agricultor Sr. Francisco Caldeira, que tem como atividade moer o café na hora, produzindo aquele perfume típico de café fresco. Coisa boa! Café esse trazido de Guapimirim onde é produzido em sistema agroecológico, sem agrotóxicos.

Comentando sobre o papel da Feira, a culinarista Anita Cardia Valois e Mariazinha Ferreira agricultora local.

Todos explicando sobre o Sistema Agroalimentar. Havia tapioca para lanchar, suco verde fresquinho…

A Sra. Maria Teresa que pertence também ao Grupo Terrapia da Fiocruz, em Manguinhos (que já existe há 20 anos), explicava sobre sementes germinadas. Vende  na sua barraca queijos vegetarianos fermentados, como o QUEIJO GIRASSOL feito de semente de girassol germinada com rejuvelac de quinoa(que permite a fermentação).

Sementes de girassol

Tinha também na sua barraca Ricota de gergelim com grão de bico.

Apesar dos termos queijo e ricota, nada leva produto de origem animal.

O Alimento Vivo, que não se cozinha e que usa sementes germinadas, explicava Maria Teresa, precisa ser consumido logo para não perder sua vitalidade. Os desafios ainda existem para se formar um mercado ético, solidário e sustentável também do ponto de vista econômico.

Feira da Roça de Vargem Grande: Estrada do Pacuí n. 1

LEIA TAMBÉM: Agricultura familia – Quilombolas em Vargem Grande

*“Essa foi uma visita de campo com a turma de pós graduação em Jornalismo Gastronômico da Facha, orientados pelas professoras Silvia Baptista Libertad e Juliana Dias”.

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.