Tempero da Vida

EVENTOS
Rosane Vidinhas
9 de maio de 2017

Segunda Jornada do Curso de Gastronomia da Estácio de Sá

Prof. Luis Eduardo Jacobson, de Comida Regional Francesa e Profa. Cláudia Fortes.

Segunda Jornada do Curso de Gastronomia da Estácio de Sá Campus Tom Jobim, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Obrigada a Coordenadora do Curso de Gastronomia, Professora Cláudia Fortes e a Universidade Estácio de Sá pelo convite. Participei como palestrante sobre o tema: MÍDIA E GASTRONOMIA: A COMIDA COMO CULTURA E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO.

Com a Professora Cláudia Fortes, a frente do Curso de Gastronomia há 16 anos e o Chef Fred Tibau.

Tenho uma história de amor com a Universidade Estácio de Sá.

Mesmo não tendo sido aluna, de alguma forma sempre me relacionei com o Departamento de Gastronomia.

No ano de 2006, fui jurada de um concurso cuja parceria era da ABAGA (Associação Brasileira da Alta Gastronomia) com a Estácio. Alunos e recém-formados em Gastronomia, apresentaram pratos avaliados pelo corpo de jurados.

O vencedor desse concurso “ABAGA NOVOS TALENTOS” foi o jovem Paulo Araújo, hoje conceituado e respeitado Chef, atuando no Restaurante Nori no Leblon, prestando Consultorias e tendo participado em janeiro último do International Catering Cup, em Lyon, na França.

E assim, como o Chef Paulo Araújo, muitos ex alunos de Gastronomia da Estácio, fizeram belas carreiras e se destacam no mercado.

Participei também nessa época como jurada na escolha de melhor risoto na Estácio Praça Onze e sempre estive presente em cursos e jornadas como ouvinte.

Fred Tibau, que palestrou antes de mim, foi aluno de Gastronomia da Estácio em 2005.

Contou sobre sua trajetória. Estagiou em restaurantes de excelência, viveu anos na Austrália e Tailândia, adquirindo vasta experiência e quando retornou ao Brasil enviou um vídeo caseiro para o Programa Mais Você, onde participou pela primeira vez na televisão integrando a equipe do Super Chef. A Rede Globo reconhecendo seu trabalho o contratou para ser o Chef responsável pelos bastidores do programa ESTRELAS, com a apresentadora Angélica que vai ao ar aos sábados.

Fred Tibau é quem dá todo o apoio aos famosos que apresentam suas receitas no programa.

Hoje, Fred Tibau, que está no Programa Estrelas há 6 anos, leciona em universidades, ministra palestras e participa de eventos.

Numa apresentação prática diante dos alunos, Fred desenvolveu a receita Canjiquinha pasta de curry banana da terra lagostins cherne e mexilhões, que aproxima a culinária do nordeste brasileiro com a culinária tailandesa.

Só quem estava ali diante da preparação, para perceber a profusão de aromas que invadia o auditório a partir da mistura de tantos temperos cuidadosamente dosados. Delícia!

Quanto a minha palestra, MÍDIA E GASTRONOMIA: A COMIDA COMO CULTURA E SISTEMA DE COMUNICAÇÃO abordei de forma vivencial as diversas mídias como TV, Revistas, Cinema, Internet, etc.

O Blog Tempero da Vida oferece essa ferramenta de leitura e exerce um papel que permite uma discussão sobre o que é atual sem perder a consciência e reflexão sobre todas as informações que captamos da mídia no período de nossa existência.

Uma manhã gratificante e de muito aprendizado.

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.