Tempero da Vida

Viagens
Rosane Vidinhas
16 de novembro de 2017

Fruta-do-Milagre deixa tudo doce

SALVADOR – BAHIA

Você conhece a frutinha que depois que se morde tudo que se come ácido ou amargo fica doce?

É a FRUTA-DO-MILAGRE ou MIRACLE FRUIT.

Um pouco do Chef Beto Pimentel:

Experiente Chef, traz consigo muitas histórias.

Engenheiro Agrônomo, exerceu a atividade por 23 anos. Também foi empresário em São Paulo no ramo da moda, porém, despertou para cozinha ao acompanhar a mãe em Sorbonne, Itália, onde foi estudar Química Alimentar.

Beto Pimentel está com 83 anos e se diverte ao contar que tem 23 filhos e 39 netos. Não sente o peso da idade, e acha que viverá muito ainda, sua mãe faleceu recentemente com mais de 100 anos.

Arrebatou muitos prêmios como Chef de cozinha e com seu restaurante Paraíso Tropical. Viajou inúmeras vezes dando cursos e palestras pelo Brasil e mundo afora.

Uma tarde de ótimo papo, com ele contando histórias e nos divertindo, declamando Poesias!

O dendê tão proclamado na Bahia, Chef Beto diz que ele é usado de forma errada e que não deveria ser aquecido, aqui ele está misturado com seiva do pau-brasil.

Foi quando nos convidou para conhecer algumas das frutas que cultiva no quintal do seu restaurante, o PARAÍSO TROPICAL

Nos deu uma verdadeira aula sobre como ter mais saúde com diversas plantas. Tem sua fazenda com mais de 45.000 pés de frutas, de onde vem grande parte do que se consome no restaurante.

FRUTA-DO-MILAGRE (Synsepalum dulcificum), ou MIRACLE FRUIT, é vermelhinha e parece até com o frutinho do Café.  Nascida em um pequeno arbusto nativo de Gana, África.

O fruto contém uma glicoproteína chamada MIRACULINA, que se liga aos receptores de gosto e dessa forma altera o sabor que conhecemos do alimento.

A FRUTA-DO-MILAGRE deveria se chamar Fruta Mágica!

Chef Beto tirou do pé a única frutinha que tinha (a frutificação da planta acontece entre dezembro e abril e estávamos em outubro), ou seja, não pudemos ter uma experiência maior.

Mastiguei a fruta-do-milagre, que nem é tão doce. Depois, me coloquei na boca uma rodela de limão e foi incrível como percebi o limão DOCINHO! longe do conhecido sabor ácido do limão…O paladar fica alterado até aproximadamente 1 hora.

No Japão e EUA já vendem embaladas.

Ainda são necessários muitos estudos, porém parece  auxiliar a diminuir o gosto metálico na boca, quando a pessoa faz quimio e radioterapia. Pode melhorar o paladar de alguns alimentos para o diabético.

FRUTA-DO-MILAGRE

                                                       LIMÃO

No quintal do Chef beto Pimentel:

                        NONI (fruta com ação antioxidante)

                        CACAU ( fruto marcante na história da Bahia)                         Coquinho PINDOBA, usado no restaurante para fazer Creme de pindoba.
                          BIRIBIRI, que no restaurante é servido no molhinho e pimenta. entre outros…

Consulta:

http://www.colecionandofrutas.org/sysenpalumsubcor.htm

http://www.miraclefruitusa.com

http://mberry.us

http://miraclefruitfarm.com

RESTAURANTE TROPICAL:

www.restauranteparaisotropical.com.br

Rua Edgar Loureiro 98-b

Bairro Cabula, Salvador, Bahia

85-33847464

 

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.