Tempero da Vida

HISTÓRIAS DE VIDA/STORYTELLING/AMIGOS
Rosane Vidinhas
2 de março de 2018

Biscoito da Sorte

Por Rosane Vidinhas, em 2 de março de 2018

Quem nunca esbarrou com esses biscoitinhos do tipo meia lua, que ao morder tem que tomar cuidado para não engolir o papel? e nesse papel existe uma mensagem , uma profecia.

Mesmo que não acredite nessas coisas, vamos ter espírito esportivo e entrar na brincadeira.

O China in Box apresenta um cardápio de “comida chinesa”. Nem vamos aqui discutir o que é comida chinesa…pois por lá, pelos lados da China, servem gafanhotos e escorpiões fritos, cachorro etc…

O restaurante é forte no sistema delivery, nesse dia almocei com meu filho, no restaurante localizado no Città América, Barra da Tijuca.

Então, não esquecer de pedir os Biscoitos da Sorte!

Reproduzi um texto que conta sobre essa curiosa guloseima, mas nem de longe posso garantir sua veracidade. Achei até engraçado.

A história do biscoito da sorte inicia-se com a participação de Genghis Khan, grande guerreiro mongol que, no final do século XII, estendendo as fronteiras de seu Império por toda Ásia, chegou a dominar grande parte da China. Essa dominação perdurou por mais de um século, até quando, sentindo o enfraquecimento de seu dominador, o povo chinês iniciou sua luta pela liberdade.

Durante anos batalhas foram travadas. Sentindo próxima a vitória, elaboraram os chineses a estratégia do ataque fatal que finalmente os levaria à reconquista de seu território. Esta foi magnificamente planejada mas ainda restava uma questão: como transmiti-la aos inúmeros exércitos espalhados por outros inúmeros fronts sem que esta caísse em domínio dos terríveis mongóis?

A solução foi ao mesmo tempo simples e genial. Havia na época um tipo de bolo em forma de meia-lua cujo sabor era detestado pelos mongóis. Valendo-se disso, os chineses colocaram os planos dentro desses bolos que foram enviados a todos os generais.

Através dessa ação o povo chinês reconquistou sua autonomia, dando início à dinastia Ming (aquela mesma, famosa por sua porcelana) e, para comemorar tal feito anualmente os chineses passaram a trocar mensagens de felicitação da mesma forma em que as mensagens secretas foram enviadas, dentro de “bolos da sorte” que hoje transformaram-se em deliciosos “biscoitos da sorte!”

Fonte: Texto por Hakuna Matata

http://www.hakuna.com.br

Porém, há quem diga que os chineses não sabem de nada a respeito dos Biscoitos Chineses da Sorte e que eles seriam japoneses! Confira nesse vídeo:

Tem boas receitas na web, como por exemplo a do site Tudo Gostoso, enviada por Anna Laura Fink:

http://www.tudogostoso.com.br/receita/20300-biscoito-da-sorte.html

Toda essa curiosidade, achei interessante que dá para produzir para festas.

É colorir os biscoitinhos e provocar a diversão:

Ideias para decorar e servir a convidados. Essas fotos foram tiradas da internet:

IMPORTANTE: Não vale fazer os “biscoitinhos” de tecido ou papel, tem que ser com massa de biscoito mesmo!

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.