Tempero da Vida

DIAS ESPECIAIS
Rosane Vidinhas
2 de abril de 2018

AUTISMO : uma dieta específica pode melhorar o quadro

Por Rosane Vidinhas em 2 de abril de 2018

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, ou simplesmente Dia Mundial do Autismo, é comemorado dia 2 de Abril.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, a intenção é alertar as sociedades e governantes sobre esta doença. Com palestras e publicações na mídia, é possível maior entendimento sobre a doença, a fim de evitar o preconceito e possibilitando ampliar estudos.

O Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista” – TEA.

A Dra. Georgia Fonseca, é médica pediatra, pós graduada em Homeopatia pelo IHB/RJ, com especialização  em Homeopatia pela SOHERJ/RJ e tantos outros títulos voltados a tratar o Autismo. Ao receber o diagnóstico em 2001 de sua filha mais nova com a doença, se motivou a estudar mais e se dedicar ao tratamento da criança autista.

A Doutora Georgia escreve e se aprofunda visando a esclarecer sobre o autismo no site:

http://www.drageorgiafonseca.com

Uma questão que vem sendo bem avaliada, e não é de hoje, diz respeito aos cuidados com o glúten e a caseína (proteína do leite) na dieta de crianças autistas.

“A restrição de glúten e caseína na alimentação de crianças autistas, tem promovido boas respostas melhorando sintomas no nível cognitivo não verbal, melhora na linguagem, diminuição dos problemas motores, diminuição do alheamento, aumento das habilidades de comunicação e de contato social e do comportamento estereotipado e agressivo“. (Dra. Georgia Fonseca)

Portanto, estudos sérios apontam que uma dieta adequada pode melhorar todo um plano mental. Nos faz pensar que, talvez outras patologias como a depressão, por exemplo, quando tratada com dieta individual e observada em sua evolução, possa melhorar o quadro clínico.

O  trabalho deve ser conjunto de médico, que irá requisitar exames bioquímicos laboratoriais específicos, e fará avaliação desses resultados, prescrevendo caso necessário a medicação. O apoio de um psicólogo. E de uma nutricionista especializada, que se dedique a esses casos.

“Toda mudança na alimentação deve ser acompanhada por profissional NUTRICIONISTA”.

FILME em DVD:

Existe um filme, que assisti há anos atrás, que retrata a história de um menino autista e toda a sua evolução para melhor, ao ganhar um cachorro da raça golden retriever. O final do filme é surpreendente, não deixe de ver!

Data de lançamento: 26 de dezembro de 2006 (mundial)
Direção: Simon Shore
Idioma: Língua inglesa
Roteiro: Lindsey Hill
Produção: Beryl Vertue
**Agradeço a amiga Simone Smarçaro por ter viabilizado o contato com a Dra Georgia Fonseca. A médica me atendeu prontamente e disponibilizou informações, inclusive de seu site, para o Tempero da Vida.

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.