Tempero da Vida

EVENTOS
Rosane Vidinhas
31 de agosto de 2018

SAUDÁVEL NO RIO GASTRONOMIA 2018

Rio, 26 de agosto de 2018

Por Rosane Vidinhas e Joice Pereira

Eu, Rosane Vidinhas, nutricionista, numa missão com Joice Pereira, gastrônoma, jornalista e minha amiga da pós-graduação em Jornalismo Gastronômico, no meio de tantas delícias, buscamos opções que atendessem as pessoas que estivessem querendo menor quantidade de calorias, que se encontravam de dieta, a quem se liga em orgânicos, os que são vegetarianos…e que desejam uma vida estilo mais saudável.

O RIO GASTRONOMIA é um evento que visa o entretenimento, portanto, os chefs tem a ideia de encantar e apresentar seus famosos pratos, oferecidos muitas vezes em restaurantes de luxo, a um preço mais acessível ali, naquele espaço tão carioca, o Pier Mauá.

A ideia era o público se divertir. Assim como deve se beber com moderação, a regra para ficar bem é degustar vários pratos sem exagerar, e viver o momento intensamente. O evento é bem organizado, atraente e com opções gastronômicas diversas.

Se souber aproveitar, tudo pode e é saudável à alma.

Identificamos ter sido difícil encontrar pratos leves, sem molhos, queijos…mas topamos o DESAFIO: buscar pratos saudáveis, atitudes que somam (sustentabilidade), novos negócios que prosperam na área de alimentação saudável e aulas que ajudam termos dias melhores como: Horta em Vaso, Arrumando a Cozinha, etc. e destaque para o trabalho do Mesa Brasil, com aproveitamento integral de alimentos, conforme abordado em outro post.

A preocupação com o meio ambiente, sustentabilidade, cresce a cada ano. O lixo produzido no evento passa por um processo de separação e é reciclado.

No setor de bebidas os canudos eram biodegradáveis. No restaurante Capim Santo as marmitas para levar as delícias para casa eram feitas de papel reciclado biodegradáveis e que podem ir ao micro-ondas. No Lasai as embalagens também biodegradáveis feitas de bagaço e cana de açúcar. No quiosque do Copacabana Palace os pratinhos e garfos eram de bambu.

Algumas delícias que destacamos:

1-ROLINHO VIETNAMITA VEGANO DO RESTAURANTE XIAN

O tema do Xian é “ Viva a experiência e explore seus sentidos”.

Verdade! Foi isso que sentimos, uma explosão de sabor.

O rolinho é composto de bifum, cenoura e pepino, hortelã, broto de feijão, envolvidos no papel de arroz. Acompanha molho agridoce.

 

2 -RAVIÓLI DE TAPIOCA COM REQUEIJÃO DO NORTE E MOLHO DE ERVAS COM CAPIM SANTO DO RESTAURANTE CAPIM SANTO

O Capim Santo abriu em 2016 no Village Mall, Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Sua história começa em Trancoso, Bahia.

Neste ano, se fez presente com suas delícias, pela primeira vez num quiosque no Rio Gastronomia.

O capim santo presente na maioria das receitas, é uma erva também conhecida como capim-limão ou capim-cidreira e possui funções terapêuticas. Combate insônia, ansiedade, febre, ajuda a aliviar problemas estomacais e intestinais, tem função desintoxicante entre outras propriedades.

O ravióli foi um prato que surpreendeu, porém Joice não resistiu ao brigadeiro verde de capim santo e aprovou!

Vale conferir os livros já lançados pela Chef onde ´s possível encontrar os segredos de algumas receitas.

3- Prato QUE MARRAVILHA DO RESTAURANTE CT

O Chef Claude Troisgros, como todos sabemos, é o mais carioca dos chefs franceses.

A chamada do prato nos atraiu (peixe e banana, dois alimentos saudáveis) e resolvemos degustar. O consideramos divino, uma estrela do evento. Só não podemos descartar que dois fatores podem comprometer:  passas (é algo que muita gente ama por promover um sabor adocicado ao prato salgado e outros odeiam e nem querem explicar) e achamos um nível alto de gordura e sem saber qual a composição do molho, pode tornar a preparação calórica.

E no quadro menu da parede:

Para comer sem culpa

BOLO DE CHOCOLATE DA TIA BIA

Cabeça de nutricionista pensa o que? Devem ter substituído o açúcar por adoçante etc etc….

A explicação de quem nos atendeu:

– “Tia Bia sempre foi fã de Claude Troisgros, fazia sempre as receitas dele. Um dia ao encontrá-lo pessoalmente disse que gostaria que provasse seu bolo de chocolate. Chef Claude não somente provou como aprovou e hoje o bolo da Tia Bia é vendido na rede CT. Sem culpa para a alma! ” disse a moça. Aaaahh…então tá…

Porque é um doce como todo doce de verdade é: doce! ainda bem que pequeno não compromete tanto quem quer conferir a história. Só não vale partir para a segunda sugestão do quadro: – “Você vai voltar para comprar outro” ! Aí a situação fica séria para quem precisa controlar a gula. UFA!

4- CARACA DO QUIOSQUE COISA DE CARIOCA

Sem resistir a ideia de o chuchu brilhar nessa opção, eu e Joice partimos para conhecer o prato. Inicialmente o chuchu era oferecido em cubos, porém segundo uma tendência atual, o chuchu agora é apresentado na forma de espaguete. O molho? Segredo de chef. Aqui, foi mesmo dizer que chuchu tem sempre seu espaço mesmo que combinado classicamente com o camarão.

O COISA DE CARIOCA, que ofereceu o CARACA, é um quiosque localizado na orla de Copacabana e venceu a 2ª edição do prêmio Sabores da Orla, em julho de 2018. O prêmio foi conquistado pelo Jonn’s Dog, um sanduíche composto de linguiça artesanal de pernil, com queijo gratinado e molho chimichurri, e é servido no pão de baguete umedecido com salsa de mostarda e grãos dijon. Boa ideia…mas… seria sair do foco.

5-OVO + INHAME + COCO + FAROFA DE CARNE SECA

PRATO RIO GASTRONOMIA DO RESTAURANTE LASAI

O premiado LASAI (veja quadros de garfinhos) com sua cozinha contemporânea, levou para o Rio Gastronomia, a combinação cuja atenção além da espuma de inhame ficou para a farofa de carne seca.

Diferente…

6- GELATO MOMO

O Gelato MOMO é fabricado desde 2014. Em algumas opções leva leite, em outras água e existem as versões diet

7- NHOQUE DE BATATA DOCE ROXA ORGÂNICA AO MOLHO DE GRANA PADANO

A batata doce roxa é muito interessante pois possui maior valor nutricional devido a presença da antocianina que confere essa coloração. Mais uma vez pensamos no provável alto valor calórico do molho, porém, devido a utilização da batata doce roxa orgânica, listamos como prato saudável.

O Nhoque de batata doce roxa, foi trazido pelo Restaurante Don Phillipe, que faz parte do Pólo Gastronômico de Teresópolis.

8- AZEITE

Outra atração foi a aula com o Chef Marcelo Scofano no quiosque Azeite Andorinha.

As pessoas têm muitas dúvidas, por exemplo: que azeite usar na preparação, na finalização do prato…se pode aquecer, se aquecido o azeite perde propriedades…etc.

Como fonte de gordura o AZEITE é ótimo e apropriado na culinária, preparando os mais diversos pratos.

9- SUCOS PRENSADOS AMÍ , SABOR E SAÚDE

A suqueira Luciana Teubner tinha o hábito de fazer muito suco em casa, quando percebeu numa viagem investiu numa máquina que prensa as frutas e iniciou uma produção caseira.

Logo com a participação de Pedro Siqueira investiram em escala comercial, com entrega domiciliar.

AMÌ para algumas tribos indígenas significa “permanecer em pé”

Eu tomei o TERRA : cenoura, maçã, laranja e cúrcuma

Joice tomou o GALLA: maçã, limão siciliano, pimenta caiena e gengibre

Os sucos mantem muito mais seu valor nutritivo pois as frutas são prensadas e não sofrem ação de lâminas que ao cortar a fruta já provocam sua oxidação.

Não contem água, conservantes e nem açúcar.

10- FEIRA DE SABORES

Na FEIRA DE SABORES era possível encontrar diversos produtos que atendiam as pessoas preocupadas em equilibrar a dieta: doces essencialmente de frutas, molhos de tomates que utilizam a maçã para neutralizar a acidez, sem açúcar e conservantes,  palmito in natura, produtos feitos a partir de alimentos orgânicos e muito mais.

 

 

                                                 Doces 100% fruta
                                                 Molhos de tomate com maçã sem açúcar e conservantes

Mel                                                Palmito

Fica a proposta para o Rio Gastronomia 2019 : vamos desafiar os CHEFS a prepararem um prato equilibrado, de baixa caloria e super saboroso… SAUDÁVEL – LEVE – SABOROSO

                          

 

Até 2019

 

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.