Tempero da Vida

NUTRIÇÃO
Rosane Vidinhas
20 de novembro de 2018

POPEYE e o ESPINAFRE

Por Rosane Vidinhas

19 de novembro de 2018

Popeye the sailor man..uhú!

“Filho coma tudo para ficar forte como o Popeye”…

Ao contrário do que muita gente pensa, o espinafre nem é um alimento tão recomendável assim.

É uma verdura rica em fibras, vitamina A, vitamina C, magnésio e também contém ferro. Porém, esse ferro não é facilmente absorvido pelo nosso organismo. Além disso, o ácido oxálico presente no espinafre forma sais insolúveis com o ferro e também com o cálcio, dificultando a absorção dos dois minerais.

Ou seja, erradamente muitas pessoas que tem anemia acham que ao consumir espinafre irão aproveitar o ferro. O que não acontece.

Pessoas que tem problemas de cálculos renais também não devem consumir, devido a esse ácido oxálico.

Um trabalho desenvolvido pela Profa. Jocelem Mastrodi Salgado, pesquisadora e professora titular de Nutrição Humana da Esalq-US, mostrou um grande grau de toxidez do espinafre :

“Os ratos alimentados com espinafre morreram na primeira semana de experiência, de disfunção renal. Usamos plantas sem agrotóxicos e as cozinhamos. O resultado se repetiu”, diz. Não é só a presença de ácido fítico e oxálico que preocupa. Há outras substâncias que podem ter causado a morte dos animais e um episódio de morte de vários recém-nascidos alimentados com leite e espinafre, em 1951, nos EUA. Claro que existe a suscetibilidade individual, mas, diante do incerto, é melhor substituir.”

A Profa. Jocelem sugere abolir o espinafre e substituir pela couve manteiga.

Afinal, existem muitas preparações: creme de espinafre, talharim e panquecas com a hortaliça, ainda quiches, pastéis de forno, comuns nas lanchonetes da cidade, que levam recheio ricota mais espinafre…

Jamais deve ser comido cru.

E por que então POPEYE – ESPINAFRE – FICAR FORTE?

Popeye foi criado pelo cartunista norte-americano Elzie Crisler Segar (E. C. Segar), tendo aparecido pela primeira vez numa tira do jornal Thimble Theatre, em 17 de janeiro de 1929 e chegou ao cinema em 1933. Um personagem popular e muitos dizem ter sido o primeiro super-herói.

Popeye amava Olivia Palito, para enfrentar seu rival Brutus e ficar mais forte que ele, abria uma lata de espinafre, a verdura tomando seu corpo dava-lhe uma enorme força!

Desde pequeno E.C. Segar recebia conselhos de um marinheiro que para ficar forte, ao ponto de conseguir derrubar um elefante, teria que comer muito espinafre.

Essa popularidade nos anos 30, fez o consumo de espinafre subir quase 40%, dessa forma incentivando crianças a comerem verduras.

Diante da ilusão de um desenho animado e os fatos científicos, fiquemos de olho para não causarmos danos à nossa saúde e de outras pessoas.

E se vai comer espinafre, como todo alimento que vai para o prato, não faça de forma contínua.

Variar a alimentação é o segredo.

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.