Tempero da Vida

NUTRIÇÃO
Rosane Vidinhas
13 de fevereiro de 2019

Cortar calorias?

Por Rosane Vidinhas

13 de fevereiro de 2019

CALORIAS? Onde? Para fazer dieta tem que contar… cortar calorias?

Essa matéria que divido com vocês aqui, saiu na Revista Claudia em novembro de 2001, portanto, há quase 18 anos atrás!

Me formei em Nutrição em 1988, na época existiam poucos livros, tudo nessa área era novo demais.

Éramos treinadas (vou usar no feminino pois mais de 90% da turma se constituía de mulheres) a fazer infinitos cálculos. Ah! Que dificuldade fechar na mão (sim, era momento sem computadores, celulares, aplicativos…) todas aquelas contas.

Claro que existem sim as calorias, alimentos mais calóricos que outros. Existem tabelas nutricionais. OK.

Quanta confusão de light, diet, zero…parece que nada ficou evidente até agora.

A Nutrição mudou muito. Hoje é uma Ciência que valoriza ainda mais a história pessoal, valores culturais, os hábitos diários, religião, opções de ser ou não vegetariano, etc. como por exemplo, a mulher que trabalha fora além de tantos outros afazeres.

Essa mulher que saiu para o mercado de trabalho e junto a indústria de alimentos que cresceu do jeito que foi… de qualquer jeito.

O tempo vai adequando tudo. Hoje, essa mesma indústria sabe da exigência que a sociedade tem por uma vida mais saudável. E tem sim que reduzir sal, açúcares, aditivos, ou perderá o consumidor. Vai ficar nas prateleiras as empresas que respeitarem mais a qualidade de vida.

Acredito e apoio a Terapia Nutricional. O profissional nutricionista precisa ouvir cada paciente e todo o plano dietético é INDIVIDUAL. Nenhuma dieta por ser “baixa em calorias” deve servir a qualquer pessoa que queira emagrecer. Não existe isso (portanto, nada de seguir dietas de internet). Existe sim, uma análise de seus dados bioquímicos, ritmo de vida, preferências alimentares, contexto social diário, trabalho, família.

Ainda levanto a bandeira da especialização. Se você é atleta, por exemplo, procure uma nutricionista especializada em Nutrição Esportiva. Falarei mais sobre isto em outro momento.

Vamos conhecer Feiras Orgânicas. Existem várias empresas que fazem entrega de alimentos saudáveis em sua casa, vindos diretamente da colheita. Busquem informações sérias e precisa haver critério na internet, rede social. Um grande número de seguidores não significa ser uma fonte de total confiança.

Então, sem criar certo x errado, leve essa matéria da Revista Claudia para o consultório de um(a) NUTRICIONISTA e converse a respeito. Se vai tirar lactose, se vai tirar glúten, se vai comer de quanto em quanto tempo, intensidade da atividade física, quais os mecanismos de incentivo, tudo isso deve ficar definido na SUA consulta.

Você e nutricionista devem caminhar juntos.

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.