Tempero da Vida

MARCAS/ EMPRESAS ANTIGAS
Rosane Vidinhas
8 de março de 2019

Sra.Melitta a dona de casa que criou o filtro de café

Vamos COAR um CAFÉ?

Sou apaixonada por café e ainda descubro que foi uma dona de casa quem descobriu o filtro de café…

Sim…uma mulher…Amalie Auguste Melitta Bentz (Dresden, Alemanha, 31 de janeiro de 1873 – 29 de junho de 1950) quem revolucionou e criou o primeiro filtro de café.

Melitta Bentz

Uma empreendedora visionária. Seu marido Hugo e seus filhos Horst e Willy foram seus primeiros empregados…

Nessa época o pó de café era colocado num saco de pano, escaldado e depois tinha que descansar, antes de ser servido.

Era o ano de 1908, Melitta Bentz não se conformava com o gosto amargo do café e também com as borras que se depositavam no fundo das xícaras. Além do mais, os sacos de linho eram difíceis de limpar.

Teve uma ideia genial: pegou uma caneca de latão e com martelo e prego, fez furos no fundo criando uma espécie de peneira. Forrou o fundo com um círculo de papel mata-borrão, tirado do caderno escolar de seu filho mais velho.

O café saía mais fraco e sem resíduos, o novo sabor caiu no gosto da família.

Água fervente por cima do pó de café no novo artefato…nasce na Alemanha o primeiro filtro da empresa Melitta®.

– junho de 1908 Melitta requer a patente da ideia e em dezembro entrou com um pedido de registro comercial.

-1929 já exportava.

– 1932 se utilizam folhas de papel quadradas, em conjunção com o suporte cônico. Cinco anos mais tarde o corpo dos filtros toma a forma de “V”, com os coadores correspondentes.

-1968 a Melitta® funda uma filial em São Paulo e começa a vender filtros de papel e suportes para filtros no país.

-nos anos 2000 são lançados filtros de papel Melitta®, com exclusiva tecnologia de microfuros.

Hoje a multinacional Melitta tem fábricas em 14 países e sua linha de produtos vai muito além de coadores de papel para café.

Melitta faleceu em 29 de junho de 1950, aos 77 anos. Na época, a empresa valia cerca de 4.7 milhões de marcos alemães, cerca de 2.4 bilhões de euros hoje.

Os bisnetos de Melitta, Thomas e Stephen Bentz, ainda controlam a empresa, cuja sede ainda é em Minden, contando com 3 mil empregados em cinquenta filiais pelo mundo.

https://www.melitta.ca/en/Melitta-Journey-through-time-1703.html

 

Pelo mundo afora coando café…

Presidente Café Filho – Foto de 1955 de Jean Mazon.

O Café Point promoveu um concurso de fotografia e o vencedor foi José Adauto de Almeida…Café da manhã. Sítio São Mateus (MG)/agosto de 2010- É bem cedo que minha mãe coa o “cafezinho” da maneira mais tradicional que existe. Posso garantir que o “aroma e sabor são ímpares”.

Respingos – Imagens de quem vive na roça (Blog)

No campo

Ju Ramos Borges designer

 

Mil jeitos de coar café…curioso…

Drip coffee bag

Sistema pronto para filtragem diretamente na xícara

Por Giuliana Bastos (Integrante da Comunidade Manejo da Lavoura desde 2006)

Na hora programada o café é filtrado e você já acorda com aquele cheirinho de café fresco…

The Barisieur – Tea and Coffee Alarm Clock

 

10 erros ao coar café…

1 – Não usarás qualquer água

A água representa cerca de 90% de uma xícara de café e é o elemento que extrairá tudo o que o grão tem de melhor ao passar pelo pó. Se a água tiver muito cloro ou impurezas, seu sabor será profundamente afetado. Por isso, prefira sempre utilizar água filtrada ou água mineral.

2 – Não usarás pó de café velho

A qualidade e o frescor do café são características essenciais para o pretinho ficar bom. Nada de usar um café que está aberto há semanas ou que foi comprado meses atrás. Sempre prefira comprar em pequenas quantidades e um café de boa qualidade.

3 – Não reaproveitarás o café

Em algumas casas, é comum reutilizar o resto de um café “velho”, que está na garrafa térmica há horas, colocando-o para aquecer e passando sobre um pouco de pó novo (virgem). Isso é conhecido como “recircular” o café. A bebida fica áspera e amarga, pode causar problemas de saúde (já que utiliza um café já oxidado) e a economia é mínima. Melhor fazer um café totalmente fresquinho.

4 – Não deixarás a água ferver

Se você utiliza água filtrada ou mineral, não há razão para aguardar ela ferver para dar início ao preparo do café. Logo que começar a apresentar borbulhas, já apague o fogo e comece a filtragem. Ao ferver, a água perde oxigênio, o que faz com que as características de sabor e aroma do café sejam modificadas.

5 – Não colocarás açúcar na água ou no pó de café

Tudo bem, sua avó e muitas pessoas em várias cidades desse brasilzão fazem isso desde sempre e dizem que é para facilitar. No entanto, além de mudar totalmente o sabor do café, adoçá-lo pode parecer descortês com quem gosta de apreciar a bebida sem açúcar ou a prefere com adoçante.

6 – Não jogarás rapidamente a água sobre o café

Nada de pressa ao preparar o coadinho. Comece molhando toda a superfície do pó no filtro, até que tudo fique úmido, e depois mantenha o fio de água lentamente no centro do filtro, assim você evitará que o café fique amargo.

7 – Não mexerás o café

Outro hábito bastante comum entre os brasileiros é dar uma mexidinha no café na hora em que a água está passando pelo pó. Ao fazer isso, estamos contribuindo para que os seus ricos aromas se percam.

8 – Não deixarás o café na garrafa térmica por horas

Após 20 minutos, o café preparado começa seu processo de oxidação. Por isso, o ideal é consumi-lo logo após o preparo. Quando armazenado na garrafa térmica, o café deve ser consumido até no máximo 1 hora depois de pronto. É importante lembrar que a higienização da garrafa deve ser frequente e utilizar água fervente. Os mais dedicados podem contar ainda com o auxílio de pastilhas especiais voltadas para esse uso, vendidas em lojas especializadas.

9 – Não deixarás o café na jarra da cafeteira elétrica por horas

É comum acontecer no escritório. O pessoal prepara o café, nem todos tomam e a bebida fica lá, na jarra descansando sobre a placa aquecedora. Depois de 20 minutos, o café já começa a ficar cozido e tenderá a ficar cada vez mais amargo, além de prejudicar a saúde.

10 – Não lavarás o coador e o filtro com detergente

Os utensílios utilizados para preparar e armazenar o café não devem ser lavados com sabão, mas apenas com água quente. O detergente costuma deixar resíduos químicos que interferem no sabor da bebida. Se você utiliza coador de pano, escalde-o antes e depois do uso e guarde apenas depois de totalmente seco, de preferência na geladeira.

www.comida.ig.com.br

Fontes:

http://wikivisually.com/lang-pt/wiki/Melitta_Bentz

http://www.dw.com/pt-br/melitta-no-princ%C3%ADpio-era-o-p%C3%B3/a-1176463

https://www.melitta.com.br/pt/Historia-da-Melitta-246.html

http://respingosblog.blogspot.com.br/2015/05/imagens-de-quem-vive-na-roca.html

Coador de café individual. I love coffee!!!

https://www.pinterest.pt/source/ukcoffeeevents.co.uk

https://br.pinterest.com/pin/51017408251611621

https://kknews.cc

 

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.