Tempero da Vida

HISTÓRIAS DE VIDA/STORYTELLING/AMIGOS
Rosane Vidinhas
5 de abril de 2019

Um sabor de família

Por Rosane Vidinhas
Rio, 5 de abril de 2019
Meu irmão Hugo estava no engarrafamento, daqueles que ficamos parados mesmo.
Ele me ligou e falávamos sobre várias coisas, me orientava sobre o carro na oficina…de repente ele respirou fundo e disse: – EU AMO CAQUI!
E continuou: – todas as vezes que eu como caqui lembro do papai, ele também amava caqui.
Sinceramente, dessa eu não lembrava…
Eu e meu irmão Hugo Vidinhas
 
Nosso pai, o Sr. Vidinhas, faleceu em 1996. Ele apreciava uma boa mesa. Mesa que dividíamos principalmente aos Domingos. Era uma mesa redonda de cadeiras altas. Ali conversávamos, sonhávamos, não tínhamos celulares. Era olho no olho.
Comíamos muito bem, hoje dou ainda mais valor as horas que minha mãe passava na cozinha para preparar tantas coisas gostosas. A mesa era bem arrumada, com carinho. A sobremesa brilhava: pudim de leite condensado ou pudim de claras com calda de ameixa ou pavê…
Sr. Vidinhas degustava um licor Countreau com cafezinho após o almoço.
Ele também gostava de bolo mesclado, para tirar as fatias aos pouquinhos, de rabada com agrião, galinha ao molho pardo, apreciava a incrível comida que minha mãe sempre fazia. Das receitas simples às novidades.
Sr. Vidinhas e os netos, meus filhos Luiz Renan , Ramon Luiz e no colo meu  sobrinho Victor Hugo há mais de 20 anos atrás
Aproveite seu tempo à mesa ao lado de quem você ama. Converse, deixe a refeição ser uma comunhão. Aprenda sobre o que cada um gosta e não gosta: ah! papai não gostava de milho.
Deus se faz presente. O alimento conecta emoções, saudades, felicidades.
 
E por falar em CAQUI, corra que o DIÓSPIRO (como também é chamado) está na safra. E sempre vem com abundância, e difícil em outras épocas do ano. É um alimento rico em Vitamina C, licopeno e muita fibra. Tem ação anti-inflamatória e protege o organismo.
Tem por aqui outra matéria bem legal onde se fala até em pizza de caqui 
De março até maio tem caqui nos supermercados, no carrinho do Sr. Manoel na Olegário Maciel aqui na Barra da Tijuca e quem sabe em algum quintal amigo.

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.