Tempero da Vida

HISTÓRIAS DE VIDA/STORYTELLING/AMIGOS
Rosane Vidinhas
16 de abril de 2019

O chocolate de Pat Nicolau

Por Rosane Vidinhas

Em 16 de abril de 2019

Patrícia Nicolau é idealizadora do Projeto Eu, Você e o Cacau

Essa paulista de Campinas, começou sua relação com a cozinha bem cedo e, ainda na adolescência, iniciou sua história com a chocolataria e cacau.

Apresentada para uma chocolatiére que na época já era aposentada na função – e que teve como professor o seu avô, também chocolatier – Patrícia vivenciou as melhores aulas que alguém pudesse ter: ” naquela cozinha, éramos só nós duas e a atmosfera que emanava ali, era amor e chocolate o tempo todo ”

Sempre atenta às mudanças, fez diversos cursos para aprimorar o seu trabalho e, depois de um curso sobre confeitaria saudável, e a memória afetiva que trazia dos aprendizados com a avó – que fazia do quintal o seu supermercado – resolveu aliar tudo e colocar na sua marca o uso da biodisponibilidade para dar cor e sabor aos seus bombons e sobremesas.

As parcerias com produtores locais e agroecológicos possibilita o uso de frutas frescas, especiarias, ervas e raízes nacionais que inspiram valor afetivo e memória. As preparações são livres de conservantes e gorduras, preservando o sabor autêntico dos insumos naturais.

Hoje, associa tudo o que traz na bagagem. As vivências nas roças, as parcerias com os cacauicultores, o aprendizado com quem conhece a terra e coloca essa história toda como recheio para o nosso paladar.

” Respeito muito as nossas tradições culinárias e faço disso a base do meu trabalho “.

Patrícia trabalha com um chocolate proveniente de cacaueiros agroecológicos, cuja as amêndoas estão nas mãos de chocomakers que respeitam a terra e o tempo dela e produzem um chocolate com qualidade superior preservando sabor e componentes nutricionais com respeito ao consumidor final.

A preservação de sabores embutidos nessas barras não se compara a nenhum outro chocolate! E mais do que isso, um chocolate que é nosso feito no Brasil, da amêndoa à barra.

Pat acredita em produções verdadeiras, feitas com amor e história por pessoas que conhecem a terra e o desenvolvimento do que ela usa para os seus preparos. Do respeito e a sabedoria de lidar com a sazonalidade na medida certa. As misturas com o que vêm da terra têm muito mais valor!

 

 

 

Atualmente graduanda de Nutrição – UFRJ. Tem formação em Culinária Saudável, Confeitaria e Chocolataria.

Realizou pesquisas de campo em alimentos e tradições culinárias entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Tem uma pequena produção de chocolates, trabalhou como consultora e foi chefe de produção.

 

Contato:

21 97901 5424

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.