Tempero da Vida

Nutricionistas
Rosane Vidinhas
14 de julho de 2019

30 anos da formatura em Nutrição na UGF

Por Rosane Vidinhas

14 de julho de 2019

 

Ser NUTRICIONISTA há 30 anos

Quando você decide por uma profissão, deve se imaginar ter talento para tal ou…querer muito cuidar do outro!

Quem escolhe a Nutrição, assina embaixo para sempre o desejo de através do alimento, cuidar do seu semelhante.

Há 30 anos atrás, o curso de Nutrição, começava a dar seus primeiros passos firmes.

Tínhamos pouca literatura, poucos livros e artigos científicos publicados. Era muita xerox que o professor deixava numa pasta para que o aluno fosse lá e com sua cópia pudesse ter material para estudar.

Posso falar sobre a Universidade Gama Filho, UGF, onde estudei. Era uma instituição de muita estrutura. Vários laboratórios bem equipados, um anatômico sério com material suficiente para melhor compreensão do corpo humano. E até hoje, tenho um sentimento de gratidão por aqueles que ao deixarem a existência na terra tiveram seus corpos doados a esses estudos.

Na UGF tínhamos aulas práticas onde cozinhávamos. Verdade! Nutricionistas que tiveram aulas em cozinhas, para cozinhar! Técnicas dietéticas, cálculos, elaboração de cardápios, planilhas, fórmulas, entre outros.

Fomos de uma época, que não tínhamos celulares, internet, aplicativos, Google… nenhuma dessas ferramentas que aprimoram e capacitam mais facilmente qualquer estudante de Nutrição nos dias de hoje. Era no papel, marca texto, anotações “no punho”, gravadores portáteis e muitas horas perdidas de sono para fazer uma boa prova.

Ah! E nem existia hábito de tirar fotos, tantas fotos…precisávamos de máquinas fotográficas e ninguém levava uma debaixo do braço, registrávamos pouquíssimo diante do turbilhão de fotos que acontecem hoje em dia pela facilidade de nossos androides ou i-phones.

As amizades se estreitavam, num curso de horário integral durante 4 anos! passávamos mais tempo juntas, que em casa.

Escolhíamos onde almoçar, lanchar, jogar conversa fora…a convivência formava laços e nos tornávamos confidentes de nossos acertos e erros, das angústias e sonhos. Haviam aquelas amigas do tipo “sabe aquela que estava sempre comigo?” Geramos “amizades-irmãs” para toda vida, mesmo estando em cidades distantes.

Chega o dia tão esperado da formatura. O mundo parece se abrir.

Cada um segue seu rumo, deixamos as carteiras das salas de aulas e laboratórios da universidade. O que era sonho, vira responsabilidade.

O desafio de dar conta para o que foi contratada, havia a experiência de estágio, mas que nada se compara ao peso de ser diplomada.

Enfrentar e assumir cozinhas quentes, novas pessoas a comandar, o medo de errar, o ter que colocar em prática o que se aprendeu.

Algumas foram liderar cozinhas de produção, outras, a difícil tarefa de estarem sozinhas num consultório; que não era nada fácil de montar e sustentar, nem planos de saúde existiam. As que precisavam se adequar as exigências das creches, e assinarem cardápios…

Detox, alimento funcional, lojas de “produtos naturais”…mal existiam em nosso dicionário. Fazíamos contas de ajustes de dietas, na mão, precisávamos de calculadoras…surgiam os primeiros programas para computadores que ainda careciam de muito aperfeiçoamento.

Em 30 anos muito evoluiu: a ciência, a tecnologia, os recursos digitais…mas o que Deus nos deu desde o início se faz presente: as verduras, legumes, frutas, carne, leite, ovos…

A indústria de alimentos cresceu assustadoramente atendendo principalmente às mulheres, que sempre foram responsáveis pelo principal cuidado do lar: A MESA!

Mulheres que conquistaram sua independência, foram para o mercado de trabalho com menor tempo para em casa estar à cozinha.

O curso de Nutrição sempre foi em sua maioria formado por mulheres. Nessa época, nos anos 80, mais de 90% da turma eram mulheres.

E assim, nós nutricionistas diplomadas, casamos, tivemos nossos filhos, também vivendo jornadas duplas com trabalho, casa, casamento.

Aquelas meninas dos bancos da faculdade de Nutrição se desenvolveram e aperfeiçoaram. Tornaram-se professoras universitárias, trabalharam por toda a vida numa empresa e se aposentaram, se dedicaram em órgãos públicos à merenda escolar, enfrentaram e, ou, ainda enfrentam os corredores e cozinhas de hospitais, ganharam espaço escrevendo, assim como eu…

Vivenciaram áreas diferentes como produção e clínica, encararam pós-graduação, mestrado…

Nós dos 30 anos de Nutrição, avançamos ou decidimos por outros caminhos. Tivemos felicidades em construir famílias, muitas são avós, vemos filhos saindo do país e estudar fora. Tivemos ganhos e perdas, e lutamos pela dignidade de nossa profissão.

SIM! Demos bons frutos!! visto como hoje a Nutrição é respeitada e valorizada.

A mídia não se cansa em nos citar mostrando a importância da alimentação saudável e qualidade de vida. Tudo que sempre desejamos desde o início. E ainda conquistaremos mais.

Aquelas meninas dos bancos universitários cheias de sonhos podem se sentir felizes! tivemos toda coragem de nos adaptarmos a tudo de novo que foi surgindo. A indústria de alimentos cresceu, existem as matérias fakes, mas estamos sempre de olho.

Lutar pelo controle de agrotóxicos, valorizar mais o homem do campo, combater o desperdício de alimentos, valorizar empresas que pregam a sustentabilidade, compreender mais aquele que não aceita seu corpo obeso e auxiliá-lo antes de tudo a se amar. Incentivar as crianças nas escolas a plantar e ter contato direto com seu alimento. Valorizar a cultura alimentar regional. Orientar que a boa alimentação previne doenças, entre tantas outras…

E importante: fazer as pessoas se conectarem através do alimento. As famílias voltarem a se reunir em suas refeições ao redor da mesa.

Ontem, 13 de julho de 2019, nos reencontrarmos foi divino! A maior prova que estamos vivas e ávidas ao compromisso que estabelecemos e acreditamos lá atrás…há 30 anos atrás!

Obrigada SENHOR pois o alimento sustenta o homem, e está tudo aí… se semearmos com semente de maçã, é a macieira que irá se desenvolver e maçãs iremos colher.

Que venham novos desafios… pois somos mulheres, mães, nutricionistas que não fugimos da luta!

FAZER O QUE SE AMA É SER FELIZ!

**mais fotos no Blog:

www.temperodavida.com.br

Com Andréa Teixeira

 

Com Luciene Rabelo

As melhores amigas no curso: Andréa Teixeira e Luciene Rabelo

 

 

 

 

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.