Tempero da Vida

Como escolher / Safra
Rosane Vidinhas
30 de março de 2017

É época de Dióspiro, o nosso caqui

O CAQUI anuncia que o OUTONO está chegando…

Você sabia que o CAQUI também é chamado de DIÓSPIRO?

O “fruto divino”, do grego dióspyros que significa alimento de Zeus. Proveniente da China, hoje em dia os países maiores produtores são Índia, Brasil, China, Japão, Coréia, Itália e Espanha.

De grande valor nutricional, segundo a Tabela Brasileira de Composição de alimentos (TACO), em 100g, um caqui médio, possui:  Calorias – 71 kcal, Fibras – 6,5 g, Cálcio – 18 mg /li>, Vitamina C – 29,6 mg, Potássio – 164 mg, Fósforo – 18 mg, Carboidrato – 19,3 g

Por sua alta taxa de fibras, ajuda em problemas de prisão de ventre. Auxilia no equilíbrio da flora intestinal.

É fonte de licopeno, substância que dá a coloração vermelha ao fruto, importante na defesa do organismo, atuando como antioxidante, eliminando as toxinas do corpo, evitando envelhecimento precoce.

Por sua concentração de açúcares (frutose) pode promover sensação de relaxamento. Deve ser consumido com moderação, principalmente se a pessoa for diabética.

O alto teor de Vit. C auxilia na defesa do organismo, anti-inflamatório e participa na produção do colágeno, bom para pele, unha e cabelo.

Como consumir o CAQUI : In natura, com aveia, em suco combinando com outra fruta como por exemplo a laranja, porém quando fizer suco, tem que tomar logo para não perder as vitaminas, gostoso também com iogurte.

Deve ser lavado com delicadeza, um a um, e deixar de molho em soluções próprias para limpeza de frutas e hortaliças (hipoclorito de sódio) vendido em supermercado,por uns 20 minutos, mas deixe para lavar pouco antes de consumir, pois do contrário, vai estragar.

Ao escolher: precisa estar firme, mas cuidado para não apertar demais e destruir a fruta. Os que estão com rachaduras e machucados irão durar menos.

Para conservar: se o caqui estiver maduro o ideal é guardá-lo em lugar fresco. A umidade ajuda a durar menos. Estando em boas condições vai durar de 3 a 5 dias.

Quando está na fase ápice (entre os meses de março e maio), a produção de caqui é muito grande. Portanto, é aproveitar a safra e comprar barato e tirar seu maior proveito nutricional.

 

Tipos de caquis mais comum consumidos por brasileiros:

Caqui Rama Forte – Coloração vermelha, polpa de consistência mole e gelatinosa;

Caqui Taubaté – Coloração vermelha, polpa de consistência mole;

Caqui Giombo (tipo chocolate) – Alaranjado, de consistência firme e crocante;

Caqui Fuyu – Alaranjado e de consistência firme.

 

Pincei algumas receitas legais:

1- Mousse saudavel de caqui – http://corpoacorpo.uol.com.br/visualizacao/receita-de-mousse-saudavel-de-caqui/Mousse-saudvel-de-caqui

2-Geleia de Caqui com Frutas Vermelhas – http://www.gulosoesaudavel.com.br/2016/05/23/geleia-caqui-frutas-vermelhas

3-Danoninho de inhame com caqui – https://www.youtube.com/watch?v=IJtTWtsX3iQ

 

4-De suco a cookie, confira 5 receitas com caqui – http://lalaruiz.com.br/2016/05/de-suco-a-cookie-confira-5-receitas-com-caqui-fruta-tipica-do-outono

5- Pizza de caqui – http://www.daminhacozinha.net/2008/01/os-caquis-esto-chegando.html

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