Tempero da Vida

Viagens
Rosane Vidinhas
19 de novembro de 2017

Museu da Gastronomia Baiana – MGBA no Pelourinho

O Museu da Gastronomia Baiana, MGBA, é o primeiro do gênero na América Latina.

Curadoria de Raul Lody, o museu é parte do Complexo SENAC Pelourinho. Conforme relatei antes, conta-se com o Restaurante Escola do SENAC e também com uma livraria especializada, souvenirs, Teatro, Café e Arena.Fundado em 2006, a arquitetura é interessante. Começa nas Muralhas de Santa Catarina, o mais antigo e importante marco arqueológico de Salvador (esta informação consta do site oficial) e apesar de pequeno , se respira muita história brasileira e cultura gastronômica, poesias, imagens de Carybé, fotografia de artistas renomados,etc.

Eu, talvez melhoraria a questão dos vidros, cuja iluminação, incidência de luz, dificulta a visualização e fotografia. Também achei que pessoas  no momento presentes (funcionários do museu?) não estavam devidamente preparadas.Fiz várias perguntas, sem êxito. Como também as peças que não são catalogadas, pelo que entendi muitas são pinceladas da Feira de São Joaquim…fica como crítica construtiva, pois a intenção de estar escrevendo aqui, é estimular que nosso povo conheça mais sobre sua cultura.

O DENDÊ, fortíssimo na gastronomia baiana:

Sim, o museu oferece informações preciosas, e registra com tamanha importância, a interferência dos diversos povos na culinária baiana, e a forte ligação de sua gastronomia com a chamada “Comida de Santo”.

Painel retrata também, a importância econômica dos temperos:

Pimenta: Um quintal(60 kg) do grão de pimenta valia 52 gramas de ouro;  Noz Moscada: Um quilo de seu pó valia mais de 10 gramas de ouro; Canela: Um quilo valia 10 gramas de ouro.

Iconográficos(desenhos) de CARYBÉ, conforme esse da esquerda…retratando a importância da mulher baiana na culinária…

Abaixo, a POESIA de Gregório de Matos, Soneto aos principais da Bahia, chamados OS CARAMURUS.

O receber, os UTENSÍLIOS….

As LOUÇAS de barro para ÁGUA:

No segundo ambiente do Museu, você encontra registro das receitas baianas e hábitos alimentares:

À disposição, receitas dos pratos típicos da Bahia, retiradas do livro: “A Culinária Baiana no Restaurante do SENAC Pelourinho” , vários autores, Ed. SENAC.

Um prato cheio para quem gosta de CULTURA GASTRONÔMICA

Site: http://www.ba.senac.br/museu

Endereço: Praça José de Alencar nº 13 Largo do Pelourinho, Salvador (BA)

Telefone: (71) 3324-8118

Funcionamento: Segunda a sábado, das 9h às 17h.

Entrada: Gratuita

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.