Tempero da Vida

DIAS ESPECIAIS
Rosane Vidinhas
27 de março de 2018

Dia do cacau 2018

Hoje é dia do Theobroma…

Theobroma Cacao é o nome científico do cacau ou cacaueiro.

As pessoas conhecem a barra de chocolate, mousse, bombons, tortas de chocolate…mas não lembram que chocolate vem do cacau que é um fruto.

O cacau faz bem a saúde e é rico em magnésio, vitamina C, ômega 6 e triptofano.

Porém , muitos dos chocolates comercializados em grandes lojas possuem alta concentração de gordura e açúcar perdendo muito de suas qualidades nutricionais. E devem ser consumidos com muita moderação.

O chocolate que faz bem é o que apresenta concentração acima de 50% de cacau. Melhor, aquele de 70% de cacau.

Existem três tipos de cacau:

Forastero: É o tipo mais cultivado, chegando a 80% da produção mundial. Apresenta frutos arredondados, com casca fina e boa quantidade de sementes e é reconhecido pela sua rusticidade;

Criollo: Cacau nobre e escasso. Equivale a apenas 5% da produção mundial, com frutos compridos, largos, rugosos e com sulcos pronunciados. Atualmente, o Cacau Criollo é uma “iguaria gastronômica”, devido à dificuldade do seu cultivo.

Trinitário: Representa aproximadamente 15% da produção mundial e é um híbrido entre os tipos Forastero e Criollo. É o principal tipo usado para expansão das lavouras cacaueiras no Brasil, pois algumas variedades deste grupo apresentam resistência a doença conhecida como “Vassoura-de-Bruxa”.

http://www.cacaushow.com.br/artigos/como-e-o-cacaueiro

Vamos fazer uma pequena homenagem a esses chocolatiers, pâtisseries…inclusive Rebeca Gil e Carlo Mockli meus amigos pessoais. E começar a nos preparar para a Páscoa…

1-Chef Rebeca Gil

2- Chef Carlo Mockli

3-Chef Philippe Vancayseele

4- Chef Rogério Marçal

5- Chef Iain Burnett

6- Chef Abner Ivan

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.