Tempero da Vida

Supermercado
Rosane Vidinhas
27 de setembro de 2019

FRANGO NÃO TEM HORMÔNIO

Por Rosane Vidinhas, 27 de setembro de 2019

Fui preparar frango e algo na embalagem me chamou a atenção mais uma vez:

“SEM USO DE HORMÔNIO COMO ESTABELECE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA”

Você ainda pensa que tem hormônio no frango?

Não…não tem!! É PROIBIDO POR LEI (veja as referências no final do texto) desde 2004 e a partir de 2014 os produtores de carne de aves podem estampar em seus produtos a mensagem “sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira”.

 

Incrível como até hoje, as pessoas repetem que os frangos engordam e ficam turbinados pois as empresas usam hormônio na criação. Os frangos por si já crescem rápido, em torno de 45 dias, nem daria tempo de o hormônio fazer efeito.

Além do mais, o hormônio teria de ser injetável, imagina numa grande produção, de 10 mil frangos, injetar um por um…e o custo desse hormônio seria altíssimo, mão de obra, tornando o preço final para venda inviável.

Hoje, a manipulação de aves em grandes granjas é com base em seleção genética, estudos com nutrição animal e ambiente adequado onde tudo é controlado. Toda ração é vistoriada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), como suplementos, aminoácidos, vitaminas, minerais…

Agora…o número grande de aves confinadas precisa de manuseio de antibióticos.

Somos o maior exportador de frango do mundo ( https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cias/estatisticas/frangos/mundo) portanto, é preciso plantar milho e soja que servem de base para a alimentação dessas aves.

Aí você precisa pensar no desmatamento necessário, nas queimadas, para que o agronegócio possa ampliar o campo de plantação de milho e soja, base da ração animal de animais de corte, para sustentar essa exportação de frango a países que não sustentam sua alimentação por si mesmos (Japão, México, União Européia, Arábia Saudita…) .

Tudo isso interfere na balança comercial do Brasil.

O ideal mesmo é se pudéssemos comer apenas frangos criados fora de gaiolas, livres, alimentados com ração balanceada mas não transgênica…

 

Por isso muitas pessoas estão buscando o vegetarianismo. Apesar de que Deus criou a cadeia alimentar, temos sim enzimas para digerir animais inferiores, a questão é sempre a quantidade de animais que precisa se produzir para sustentar uma população mundial que cresce verticalmente. E o meio ambiente sofre pelas mãos do homem para suportar tudo isso.

IMPORTANTE: compre aves com inspeção do MAPA (Ministério da Agricultura) muitas comunidades do Rio mantém abatedouros sem as devidas condições favoráveis à saúde

 

Saiba mais:

Leia a Instrução Normativa nº 17 do Mapa, que proíbe o uso de hormônios na criação de aves

Assessoria de Comunicação do CFMV

projeto de lei n.º 6.329-b, de 2002 – Câmara dos Deputados

https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=175F7F994D3C02012B8DC5EB11ADEFCE.node2?codteor=619489&filename=Avulso+-PL+6329/2002

 

Comissão proíbe uso de hormônios na avicultura

https://www.camara.leg.br/noticias/101923-comissao-proibe-uso-de-hormonios-na-avicultura/

 

Utilização de hormônios na produção de frangos: mito … – Unip

https://www.unip.br/presencial/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2015/01_jan-mar/V33_n1_2015_p94a99.pdf

 

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.