Tempero da Vida

Compartilhar com amigos
Rosane Vidinhas
9 de abril de 2017

Gnocchi de Ricota e sem glúten com a Chef Ana Paula Legey

Receita para um gnocchi saudável e delicioso

Gnocchi de Ricota e sem glúten com a Chef Ana Paula Legey

Gnocchi de Ricota e sem glúten com a Chef Ana Paula Legey

Ana Paula Legey, é minha colega de pós-graduação em Jornalismo Gastronômico. Estava acostumada a vê-la em nossas aulas com suas colocações como jornalista. Quando surgiu o convite para essa aula de Gnocchi não pensei duas vezes em estar presente.

Qual foi minha agradável surpresa em constatar tanto talento culinário.

 

 

Com um jeito simples, demonstrando prática e conhecimento, a aula foi dinâmica e tudo pareceu fácil de executar. O espaço gourmet da Camicado (loja situada no Barra Shopping aqui no Rio de Janeiro), estava lotado.

Legey, como é conhecida no meio profissional, se formou primeiramente em Jornalismo, chegando a atuar na área. Porém, algo a inquietava e achava não estar no caminho certo.

Foi então que resolveu se matricular na faculdade IBMR de Gastronomia. Recém-formada partiu para terras italianas e foi realizar seu Master na prestigiada escola Italiana ICIF- Italian culinary institute for foreigners.

Na trajetória internacional, passou por restaurantes como o estrelado do MICHELIN, San Marco e no restaurante de cucina del mare, La Vigna situado no balneário italiano Alassio.

De volta ao Brasil, participou da equipe que cozinhou para a família real do Qatar durante as Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

A aula para mim ficou melhor ainda, pois a proposta se tornou mais saudável: o Gnocchi feito de ricota ao invés da tradicional batata, e uma das opções na versão Gnocchi sem glúten.

Vejam as receitas, são fáceis e nutritivas.

GNOCCHI DE RICOTA AO MOLHO PESTO

GNOCCHI DE RICOTA AO MOLHO PESTO

Para o empasto:

Ricota fresca- 400gr

Farinha de trigo sem glúten-140gr

Grana Padano ralado -20gr/40gr

Ovo pequeno- 1 unid

Modo de preparo:

Coloque a ricota numa tigela grande e, com as mãos, quebre e esfarele em pequenos pedaços.

Num recipiente à pare quebre o ovo, para evitar acrescentar algo estragado à massa, adicione a ricota, acrescente o queijo, sal e pimenta. Com as mãos incorpore levemente os ingredientes, adicione a farinha e velozmente vá sovando a massa (de forma veloz, mas delicada, adicione mais farinha se for necessário (a massa vai te dizer) até vc ter uma massa lisa. Leve a geladeira coberta por plástico filme, por até 15 min. até firmar.

Abra numa bancada enfarinhada e forme bolinhas ou pequenos retângulos. Role nas costas de um garfo se quiser um efeito canelado.

Para o molho pesto:

2 xícaras (chá) de manjericão fresco

1/2 (chá) de nozes (ou pinoli)

1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado (100gr)

1 ou 2 dentes de alho

1 1/2 xícara (chá) de azeite

sal a gosto

Modo de preparo:

Lave e seque bem as folhas de manjericão.

Descasque os dentes e alho.

No processador de alimentos bata primeiro o azeite com as nozes, os dentes de alho e o queijo parmesão até triturar. Junte as folhas de manjericão e termine de bater para fazer o molho – quanto menos você bater as folhas de manjericão, mais verdinho fica o molho. Se preferir, bata o molho no mixer ou liquidificador.

Para armazenar o molho pesto, transfira para um pote de vidro esterilizado, metal oxida e escurece o molho. Mantenha na geladeira por até 15 dias ou no congelador por até 1 mês.

Dica: Coloque a pá do processador ou o copo do liquidificador no freezer por alguns minutos antes de bater o pesto, assim a lâmina ao girar não vai esquentar a folha do manjericão, mantendo a cor mais viva e verde.

LEIA TAMBÉM:

Saladas saudáveis da Joice

GNOCCHI DE RICOTA E ESPINAFRE AO MOLHO POMODORO

GNOCCHI DE RICOTA E ESPINAFRE AO MOLHO POMODORO

 

Ricota fresca- 400gr

Farinha de trigo c/ ou sem glúten-140gr

Grana Padano ralado-20gr/40gr

Ovo Pequeno- 1 unidade

Espinafre refogado-800gr

Modo de preparo:

Numa frigideira grande ou numa panela, refogue o espinafre com um pouco de azeite e sal, seque bem, e reserve, triture no processador. Siga o modo de preparo do gnocchi de ricota como descrito acima e acrescente o espinafre (FRIO) e massa junto com o ovo. Sove bem até que o espinafre incorpore a massa. Acrescente farinha se necessário.

Molho Pomodoro:

800gr de tomates pelados (ou tomates italianos sem pele e sem semente)

5 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem

300gr de tomate cereja

1 alho poró picado

1/2 cebola picada finamente

1 dente de alho esmagado ou picado

Tomilho à gosto

Louro (umas duas folhas está bom)

Orégano à gosto

Sal

Pimenta do reino

Manjericão fresco

Modo de preparo:

Numa panela larga sue o alho poró, acrescente os tomates cerejas, depois o alho e a cebola finamente picada, acrescente o tomate pelado, as folhas de louro, tomilho e uma pitada de sal, cubra a panela, abaixe o fogo e deixe reduzir por 30 a 40 minutos. Prove e acrescente sal e pimenta se necessário.

Finalize o gnocchi com o molho e grana padano ralado.

DICAS para as duas receitas:

 

Entre em contato com a Chef Ana Paula Legey

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

+55 21 2148-3907

+55 21 98207-9185

legey.ana@gmail.com

www.chefanapaulalegey.com.br

 

© 2017 Tempero da Vida. Todos os direitos reservados.

Outlab.